Diversidade Animal

2013/2014

 

1º ciclo em Biologia


1º ano e 1º semestre

Docente

Rita Castilho

Carga horária

3 ECTS, representando 70 h de trabalho total, distribuídas da seguinte forma:

Teóricas – 25 h

Outras/Avaliação – 5 h

Estudo independente – 40 h

Resumo descritivo da disciplina

Estudo da árvore da vida, dos principais componentes actuais da diversidade dos animais e da sua história evolutiva.

Conhecimento das características principais de representantes da diversidade de grupos de animais, interpretando-as do ponto de vista da sua função e evolução.

Em cada aula teórica será dada atenção a um grupo evolutivo em particular, com a projecção de um vídeo e discussão no final da aula. Os alunos deverão seguir as leituras recomendadas como suporte de aquisição fundamental de conhecimento.


Competências gerais a adquirir pelos alunos

Cultura científica da diversidade animal nas suas perspectivas taxonómica, evolutiva e adaptativa.

Conhecimento e compreensão das características de uma vasta diversidade de grupos de animais numa perspectiva evolutiva e ecológica.


Estratégias/Métodos de Ensino-Aprendizagem


1. Página web exclusiva

Página web exclusiva com cronograma da matéria disponibilizado antecipadamente, links aos materiais apresentados nas aulas e aos documentos de leituras recomendadas. Este website encontra-se disponível durante todo o bloco de tempo em que a UC é leccionada. Os alunos têm possibilidade de fazer os downloads dos documentos de estudo em formato pdf que se repartem por 2 categorias: slides das aulas e leituras recomendadas.

O web site está alojado no endereço: http://biocongroup.eu/DA


2. Aulas presenciais

Aulas teóricas: Apresentação dos temas, mediante material audio-visual de extrema qualidade gráfica e científica. Discussões abertas com a classe em todas as aulas.


3. Estudo independente

Os temas do programa devem ser desenvolvidos com estudo independente baseado na bibliografia indicada.


Resultados esperados de aprendizagem

Devem conhecer os principais grupos que constituem a árvore da vida, e compreender os principais processos evolutivos e ecológicos que contribuem para a variabilidade da diversidade biológica no tempo e no espaço.


Avaliação

A nota final será a nota do exame.

A nota mínima para aprovação é 10 valores. 

Não há provas orais nem provas complementares.

O exame inclui perguntas sobre a matéria abordada e sobre as leituras e sempre que possível será feito com recurso ao Moodle, em salas de computadores. Os alunos devem verificar com antecedência o bom funcionamento das suas credênciais, sem as quais não terão acesso ao exame.



Para o exame só é necessário trazer caneta e identificação com fotografia. Não é permitido sair da sala durante o exame, nem conversar nem consultar nenhum tipo de material. Os telemóveis e quaisquer outros equipamentos electrónicos devem estar totalmente desligados durante o exame. A detecção de qualquer tipo de infracções durante o exame implica a sua anulação imediata, a reprovação na disciplina, e a participação do(a) aluno(a) ao Conselho Pedagógico.


Assiduidade

A pontualidade e a assiduidade em todas as aulas  é essencial.

A presença nas aulas é obrigatória.



Mais uma vez: Os telemóveis devem estar desligados (não é o mesmo que sem som....) durante todas as aulas.